segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O que devemos saber sobre Proteção Solar.




Com esse sol que anda queimando a pele, lembrei de 10 coisas importantes que devemos saber sobre proteção solar que encontrei algum tempo atras no site delas. Espero que aproveite assim como eu.

"Atendendo ao convite do Delas, os dermatologistas Emir Martins Junior e Solange Pistori Teixeira respondem questões sobre o tema."

"1 - Qual é a quantidade de protetor solar que devo usar? O correto é aplicar 2 miligramas (uma colher de chá) de filtro solar por centímetro quadrado de corpo. Calcula-se que, para uma pessoa de porte médio, são necessárias nove porções de filtro distribuídas pelo corpo. Aplique uma porção em cada uma das seguintes regiões: face e pescoço, barriga e peito, braço e ombro direto, braço e ombro esquerdo e costas. Duas porções para perna e pé esquerdo, e a mesma quantidade para perna e pé direito."

"2 - É realmente necessário reaplicar o protetor solar? Sim. A maioria dos filtros perde o efeito após quatro horas e, portanto, deve ser reaplicado no decorrer do dia. Em caso de exposição mais intensa ao sol, o ideal é reaplicar o produto a cada duas ou três horas. Dica: aplique o protetor 30 minutos antes de ir para a praia e espere secar para vestir o biquíni."

"3 - Qual o FPS mínimo para proteger a pele? O tipo de pele, ou fototipo, é determinado pela quantidade de melanina, ou seja, pela cor do indivíduo. A Classificação Fitzpatrick, utilizada pelos médicos, reconhece seis categorias. Para todas elas o fator de proteção mínimo é 15."

"4 - Existe diferença entre os protetores “resiste à água” e “à prova d’água”? O produto “resistente à água” é capaz de resistir a 40 minutos de imersão em água, enquanto os à prova d’água resistem a 80 minutos de imersão em água. Isso significa que o FPS do produto se mantém inalterado por esses períodos de imersão em água ou atividade física moderada."

"5 - Qual a diferença entre os raios UVB e UVA? Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares, trata-se da radiação visível. Sua incidência aumenta muito durante o verão, especialmente nos horários entre 10h e 16h. Ele é responsável pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele. Já os raios UVA não são abrandados pela atmosfera e estão presentes em todos os momentos do dia, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão. Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo envelhecimento precoce e também predispõe a pele ao surgimento do câncer."

"6 - Como identificar um bom protetor solar? Fique de olho na embalagem, pois os bons protetores levam o selo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Prefira um produto resistente à água e confira se ele protege também contra os raios UVA. O fator de proteção UVA deve ser um terço da proteção UVB (aquele que vem gravado na embalagem), por exemplo: um protetor solar 30 deve ter fator de proteção 10, pelo menos. Por isso, leia o rótulo com atenção."

"7 - Por que é preciso usar um protetor solar específico para o rosto? É importante usar um produto com FPS maior no rosto já que a pele dessa região é mais fina e sensível. Outra preocupação é com a cosmética: o rosto exige produtos menos oleosos, mais leves, enquanto o corpo pede loções que espalhem com facilidade."

"8 - O protetor em spray é eficaz? Sim. Desde que seja de boa qualidade, o spray funciona muito bem e é indicado para áreas com pelos, onde pode ser difícil espalhar a loção."

"9 - A porcentagem de proteção cresce proporcionalmente ao FPS? A porcentagem de proteção cresce proporcionalmente até o FPS 15. Desse valor em diante, o mesmo não ocorre. Por exemplo: um produto FPS 30 não tem o dobro de proteção do FPS 15. Traduzindo em números, o FPS 15 filtra 94% das radiações UVB, enquanto o FPS 30 filtra 96,7%. "

"10 - Os FPS altíssimos (50, 80 ou 100) são indicados para qual tipo de pele? O FPS alto (maior do que 50) é indicado para pessoas com dermatoses desencadeadas pelo sol e para pessoas que se submeteram a algum procedimento mais agressivo, como peeling, laser ou uso de ácidos na pele. Crianças também precisam de um alto nível de proteção, para isso, utilize protetor solar a partir de FPS 40 e complemente com outros recursos, como bonés e camisetas."

Beijocasss... Bina


Fonte Usada: delas.ig.com.br

5 comentários :

Stéfani Zimmermann disse...

Amei seu blog , seguindo aqui segue tbm ?

http://placestyle.blogspot.com/

Bjos ;*

Giovanna Corrêa disse...

Olá! Adorei as dicas! Aprendi, pois existiam coisas que não eram do meu conhecimento! Muito bom o post! Aguardo sua visita no CE!
http://clothingeveryday.blogspot.com/
Beijão

Niue disse...

A Niue adorou seu blog e já está seguindo!
Segue a Niue tb!!
www.niuestore.blogspot.com

Bjx

RαίѕѕαGєѕѕίcα disse...

muito boom!
http://raissagessica.blogspot.com/
passa lá

Amanda disse...

http://www.addictedtoglaze.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...